O que é Japamala? Conheça esse amuleto.

O que é Japamala? Conheça esse amuleto.

Mais que um colar ou uma pulseira, o Japamala é um cordão sagrado de, geralmente 108 contas, usado há milhares de anos pelos Yogis, Budistas e praticantes da meditação para contar mantras, desejos, intenções ou orações. Ele ajuda a purificar o corpo, se livrar de pensamentos ruins e aliviar a ansiedade!

O termo Japa significa “murmurar, repetir” e Mala significa “cordão ou conta”.

A conta maior do cordão é chamada de Meru ou Conta Guru. Ela é a 109ª conta e marca o início e o fim do Japamala e simboliza o Divino, o Mestre, o Universo.

Como usar seu Japamala

Você deverá se sentar com a coluna ereta e olhos fechados. Em seguida, segure o seu Japamala na mão direita e deixe que ele escorregue sobre o dedo do meio. O dedo indicador não deve tocar as bolinhas, ficando estendido durante todo o período da entoação dos mantras.

Comece pela primeira conta após o MERU, mas não inicie a conta pelo mesmo, ele é apenas uma referência. Puxe as contas em sua direção e vá recitando, cada conta você repete uma vez o mantra, até completar as 108 contas.

Preste atenção em sua respiração, isso irá auxiliar na concentração. Caso deseje iniciar a conta novamente, retorne pelo lado inverso. O Japamala é um excelente aliado para aliviar a tensão e reduzir a ansiedade.

Ao se completar o ciclo de 108 repetições, seja de uma oração, de uma invocação ou de um mantra, alcança-se um estágio superior na consciência: a mente transcende a matéria e acessa os níveis que nós chamamos de “transe”, no ocidente.

Quando você chega ao MERU, significa que você completou o ciclo e está mais perto da elevação espiritual.

Guarde o seu Japamala em um local limpo e sagrado! 

Alguns dos benefícios do Japamala

  • Aumenta o foco durante a meditação mantra;
  • É uma maneira fácil de acompanhar o número de mantras recitados;
  • O contato físico com contas de oração transmite seus poderes de cura inerentes;
  • Uma vez que o Japamala esteja habilitado, ele pode ser usado para uma cura ainda mais poderosa de si mesmo e dos outros;
  • Ver ou usar um Japamala pode servir como um lembrete da intenção e dos objetivos de uma pessoa;
  • Também pode ser usado como recompensa ou símbolo para realizar uma tarefa difícil;
  • Escolher um Japamala para comprar pode ajudar no processo de determinação de metas, intenções e atividades espirituais. Clique aqui e escolha o que mais 

 

#curiosidade - Porque 108?

O alfabeto sânscrito possui 54 letras ou fonemas masculinos e 54 que são chamados femininos, resultando em 108 fonemas. O número nove é considerado um número sagrado para os Hindus, 1 + 0 + 8 = 9.

O “108″ também aparece como a representação do chakra cardíaco; no Shri Yantra; nos textos védicos, onde 108 é o número em que se divide o tempo entre passado, presente e futuro; na astrologia, com seu 9 planetas e 12 casas ( 9×12 =108); na astronomia, que mede o diâmetro do Sol como sendo 108 vezes o diâmetro da Terra.

A distância média entre a Lua e a Terra é de 108 vezes o diâmetro lunar. Simbolicamente, fazer uma volta de japa mala equivale a fazer uma jornada para o céu. Como parte da correspondência entre o que está embaixo e o que está acima, 108 é também a metade do número de grupos de hinos do Rig Veda.

Simbolicamente falando, 108 é o número que representa a região média (antariksha) entre o céu e a terra. Desta forma, as 108 contas da mala representariam um número equivalente de degraus que nos levam à realidade transcendental.

Gostou? Escolha o seu aqui

Compartilhe :)

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.